sarau na vila

Vila Santa Luzia, Torre, Recife - PE

No dia 7 de outubro de 2017 ocorreu o primeiro Sarau na Vila de Santa Luzia, na Praça Gregório Bezerra. Um sarau representa uma reunião festiva, com finalidade cultural, seja de música, literatura ou dança. A Praça atualmente possui pouca ou nenhuma estrutura para lazer da comunidade, sendo utilizada em sua maioria para depósito de lixo e material de construção, além de estacionamento de automóveis. O objetivo da realização do sarau é a legitimação daquele espaço como um lugar de lazer e estar para a população da comunidade em geral, mostrando o seu verdadeiro potencial como espaço público.

Para o 1º Sarau na Vila, foram feitas inscrições para as apresentações culturais via preenchimento de formulário online ou fisicamente no CEPAS (centro de assistência social da comunidade). O palco e a iluminação foram disponibilizados pela Prefeitura do Recife, e as decorações e cadeiras para o público ficaram a cargo do Massapê e do CEPAS, com o apoio do grupo Amigos da Praça Gregório Bezerra. Entre as apresentações contamos com a presença de cantores da música popular brasileira, corais de igrejas da comunidade e uma animada batalha de rap.

Os espaços públicos das nossas cidades, mesmo os que não estão sendo utilizados de maneira adequada por toda a população, têm um grande potencial de uso e representam um importante papel na sociedade, uma vez que são palco para diversas trocas cotidianas necessárias para uma boa qualidade de vida nas cidades.

 

Espaços públicos devem ser sempre democráticos!