top of page

ativação na soledade

Praça da Soledade, Soledade, Recife - PE

junho 2018

Em parceria com a editora IMEPH e a Secretaria de Inovação Urbana da cidade do Recife, o Massapê realizou o projeto da Praça Francisco Apolônio Jorge Sales (mais conhecida como Praça da Soledade) e do Canteiro em frente à boate MKB, no bairro da Soledade, centro do Recife. Como parte do processo, visando o desenho final do projeto, optou-se pela realização de uma ação de ativação nas praças. A ativação teve como objetivo prototipar as soluções pensadas a partir do diagnóstico coletivo realizado anteriormente, além de atrair os olhares da população (moradores e comerciantes do bairro, ou apenas passageiros) e alertá-los sobre a subutilização daqueles lugares. 

A Praça da Soledade é um espaço de convergência de vários fluxos, por estar situada no centro funcional da cidade, próximo a um importante corredor de transporte público do Recife (Av. Conde da Boa Vista), e localizada dentro do raio de abrangência de diversos equipamentos educacionais, institucionais e de lazer. 

A ativação abordou pintura de piso e de mobiliário existente, criação de protótipos de novos mobiliários (entre eles, uma pequena estante de livros pública, com acervo doado pela IMEPH) e sinalização nas praças e no percurso entre elas.

Neste dia, contamos com o voluntariado de várias pessoas de diversas partes da cidade, e teve até sua notícia publicada no Jornal do Comércio, confere lá!

bottom of page