top of page

SEMANA DO CAMINHAR

Vila Santa Luzia, Torre, Recife - PE

agosto 2017

A Semana do Caminhar 2017 é um evento que celebra o caminhar e chama atenção para este modo de se deslocar e interagir com a cidade. Organizado pelo SampaPé!, o evento aconteceu entre os dias 7 e 13 de agosto e contou com parcerias em 9 cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Manaus, Juazeiro do Norte, São Carlos, Recife e Porto Alegre). Em sua primeira edição, teve como tema: "Caminhar dá liga". O caminhar faz as pessoas se ligarem mais com a cidade e com outras pessoas.

 

Em parceria com o INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades, desenvolvemos uma atividade que aconteceu na na Vila Santa Luzia, com as crianças da Escola Creusa Barreto Dornelas Câmara.

Como você vai para escola? O que chama sua atenção no caminho? Quais são as cores que você vê? Quais são os sons que você ouve? Quais são os cheiros que você sente? No que você pisou? Quais pessoas você cumprimenta no seu caminho?

Essas foram algumas das perguntas que guiaram o primeiro momento da atividade com as crianças, em que elas fizeram mapas mentais do seu caminho de casa até a escola, tentando descrever as suas percepções por meio de desenhos, que posteriormente foram compartilhados com os demais alunos.

Depois de cada um falar um pouco sobre o seu caminho, a turma foi dividida em duas equipes e deu-se início a caminhada pelo bairro, guiada pelas crianças! Foi um momento mágico de conhecer o bairro através do olhar das crianças.

A volta pra escola foi pra compartilhar as experiências entre os dois grupos e realizar um mapa mental coletivo.

 

As atividades para crianças tem sido cada vez mais restrita a espaços privados, em uma perspectiva de consumo e uso excessivo de tecnologia. Além disso, os pais têm optado cada vez mais pelo transporte motorizado, ao invés da locomoção a pé. Como consequência, de acordo de acordo com o Relatório de Mapeamento de Acidentes na Primeira Infância (2012), 34% das mortes infantis

(0 a 14 anos) estiveram relacionadas ao trânsito.

 

Vamos levar nossas crianças para a rua! Elas têm uma nova cidade para nos mostrar.

 

bottom of page